Infância Interiorana: Bolinha de Gude

Quem nunca jogou? Eu lembro que em Juazeiro umas das melhores coisas do mundo era "jogar bolinha de gude" e eu amava quando conseguia acertar... A cabeça dos outros.


A bolinha de gude, pelo menos na minha infância interiorana, era símbolo de "poder" assim como o dinheiro é atualmente, ou seja, quanto mais você tinha mais melhor você era.



Lembra dos jogos? Triângulo! Caixa!
Pra quem não teve infância, "Reis" era o que a galera gritava para definir a sequência dos jogadores do ultimo para o primeiro! E o engraçado é que tinha "uma hora" que acabava a sequência, exemplo: Reis ! Anti-Reis! Anti-do-Anti ! Anti-do-Anti-do-Anti ! E depois era: "Eu sou antes dele, nem vem!"
Gude era muito bom! Eu lembro dos tipos de bolinhas:
De Leite (que é toda branca, e eu jurava que era feita de leite)
Cascuda (que agente raspava no asfalto pra não ir longe)
Gudinha (que é uma bolinha menorzinha, que geralmente era usada para dificultar o acerto do adversário e geralmente usada no jogo)
Normal (que é a bolinha verde geralmente raspada para virar cascuda)
Gudoiona(que era uma espécie de Faustão das bolinhas de gude, geralmente usada para apelar)
"de ferro" (que como o próprio nome já diz era feita de ferro e geralmente usada pra quebrar as bolinhas alheias)
Azulzinha (que era tipo o AVATAR das bolinhas)
Olho-de-gato (que tinha uma espécie de caleidoscópio dentro! Não sabe o que é caleidoscópio ? conhece o Google? Então vai lá!)
Como era da hora! Eu lembro que pra fazer o "box" eu arrebentava o calcanhar na terra e fazia a "área" com o dedão, era muito divertido... pra mim, pois minha mãe odiava.
“A única coisa que eu odiava neste jogo era ser “PEGADO” e sim, não era pego era pegado que quer dizer: falido, perdeu tudo, se lascou e que geralmente vem acompanhado da frase: “ Empresta uma bolinha? " . Naquela época, pedir bolinha depois de perder todas, era tipo voltar com sua ex-namorada depois de pegar seu tio-banguelo "xorissando" ela, ERA HUMILHANTE!
Enfim, pra mim jogar bolinha de gude é tudo de bom.

0 comentários:

 
Real Estate © 2010 Template design by temas blogspot - barbie jogos